terça-feira, 8 de maio de 2012

Porquê do nome Ariana

Ariana era filha de Minos, rei de Creta que querendo vingar a morte de seu filho Androgeo, ordenava que todos os anos viessem de Atenas 7 donzelas e 7 rapazes para entregar ao Minotauro. 
Teseu, ao saber de tamanha injustiça ofereceu-se para matar o minotauro.
Ao chegar a Creta, Ariana se apaixonou por ele e  ofereceu-lhe um novelo de fios e pediu-lhe que atasse a ponta na porta do labirinto não se separando nunca da outra ponta. Chegando ao leito do Minotauro, Teseu matou-o, ao sair do labrinto, seguindo o fio que desenrolara, fugiu levando Ariana que estava à sua espera.
O navio fez escala na ilha de Naxos, também conhecida como Dia (ou, em uma outra versão, em Chipre). Na manhã seguinte, quando Ariana acordou, estava só. Longe, ao horizonte, o navio de Teseu desaparecia. Teseu a havia abandonado.

Encontrando Ariana em desespero,Venus se compadece e trata de apresentá-la a um deus verdadeiro e a faz encontrar Dionísio, pois Naxos era sua ilha preferida, filho de Zeus e Sêmele.  Atrevendo-se, Dionísio trata logo de consolá-la e  a toma como esposa. Dá-lhe uma linda coroa de ouro como presente de casamento, cravejada de pedras preciosas, que, a pedido dela, ele atira ao céu quando Ariana morre. Conservando sua forma, a bela logo se torna uma constelação, repleta de estrelas (Corona Borealis) brilhantes. Ariana torna-se imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário